quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Como professora, gostaria de compartilhar sugestões sobre o uso das TICs na educação, eu mesma tinha muita dificuldade com o tema até iniciar o curso de pós-graduação em Mídias na Educação e estou aprendendo muito!

As TICs envolvem distribuição, processamento, armazenamento e aquisição de informações através de aparelhos eletrônicos e digitais, essa tecnologia possibilita o fornecimento de informações praticamente em toda a parte e sob qualquer forma, podendo ser verbal, sonora, impressa ou em vídeo.
            As mídias são usadas para difundir, veicular e gerar informações (jornal, rádio, televisão, filmadoras e máquinas fotográficas). Fazem parte dessas mídias: computadores multimídia, CD-ROM, discos laser, livros eletrônicos, telefones, banco de dados portáteis e satélites de transmissão direta de televisão, etc.
O conhecimento e a informação não estão mais fechados no ambiente escolar, estão democratizados. O desafio agora é orientar o aluno sobre o que  fazer com essa informação, transformá-la em conhecimento e aplicá-lo com autonomia e responsabilidade.
O professor tem agora em mãos um amplo material para tornar suas aulas mais atrativas e dinâmicas para esse “novo aluno” que vive em meio a tecnologia e faz uso dela diariamente. É preciso fazer uso destes recursos para que o aluno compreenda as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário